Cáceres – Província/ilha na fronteira Hispano-Portuguesa

Localizado na fronteira na fronteira com Portugal, Cáceres é uma província, que possui em seus oito distritos um conjunto de “Dólmens” neolíticos que podem ser visitados por pessoas do mundo inteiro.

Dentro dessa província, estar a cidade de Valencia de Alcántara, cidade turística que mantém seus traços culturais desde a pré-história.

Vestígios da Era Paleolítica

A primeira pergunta em que fazemos é: O que foi a era Paleolítica ? Esta pergunta nos faz, reviver as aulas de história na época em que estudávamos em salas de aulas.

Era Paleolítica diz-se de ou período mais antigo da Pré-História, caracterizado pela indústria da pedra lascada, ou seja, pedaços de rocha quebrados grosseiramente. Como armas e como ferramentas; período da pedra lascada, idade da pedra lascada.

Existem vestígios das gerações que viveram nesta época até os dias de hoje. O interessante é que pessoas do mundo inteiro pagam viagens, hotéis, refeições só para sentir o prazer de voltar no tempo.

Como Começou:

Os Primeiros vestígios que foi encontrado no perímetro pertencente a esta Província estão associados ao paleolítico nas suas diferentes fases.

Mas ouve destaque mesmo no período neolítico. Ai vem a outra pergunta importantíssima que precisamos aprender.

O que foi o período Neolítico?

A resposta é a seguinte: Ultima divisão da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Período da Pré-História que se estende de 7000 a.C. a 2500 a.C, caracterizado pelo uso de artefatos de pedra polida, e que entra pela Idade do Bronze.

Foi neste período que as primeiras civilizações deixaram suas primeiras marcas na cidade: Um conjunto de 41 antas. Que são os monumentos  coletivos megalíticos tumulares coletivos.

Os  enterramentos de laje pré-históricas de Stone, sendo considerado o melhor foco megalítico da Europa, sendo declarado no ano de 1992, Como bem cultural da humanidade.

As características dos restos de um aqueduto, testemunham a existência de um assentamento Romano na região.

Quando nos adentramos a cidade encontramos também um bairro Gótico-Judeu. Não tenha dúvida que este bairro é um dos mais atraentes e melhor preservado lugar da Espanha, foi declarado Complexo Histórico Artístico.

E não para por ai não, as construções preservada até os dias de hoje é algo formidável, outro espaço que foi declarado Monumento Histórico-Artístico foi a igreja de  Nossa Senhora de Rocamador.

Amigo leitor para que você tenha uma ideia do que é visitar está cidade, a qualquer lugar em que vier a passa, traz a sensação de está vivendo o período da Pré-História

Outro monumento que não podemos esquecer de citar é a Igreja da Encarnação, toda sua formação agrega o estilo renascentista e tem uma fachada gótica.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *