Como realizar limpeza à seco em sapatos

Este método chamado lavagem à seco que veio para mudar nossas vidas e as vidas que virão em gerações futuras, tem como objetivo trilhar o caminho da sustentabilidade e da preservação de fontes de água que por uma razão está entrando em extinção.

Entendendo o assunto

Se pararmos para debater as causas e consequências de tudo que está ocorrendo no mundo, há algo que pode ser comum quando expostas as opiniões de um grupo de pessoas: “O ser humano é responsável direto por todos os problemas relativo a falta de água no planeta terra”.

Este é um problema que vem acompanhando gerações e cada dia que passa as coisas pioram, o que a gente entende é que as pessoas não querem buscar um consenso e mudar seus hábitos. Para se ter uma ideia de que muita coisa precisa ser mudada, o Brasil é o País do mundo com maior quantidade de fontes hídricas, o território, no seu total, é reservatório de 12% de toda água doce do mundo.

Como surgiu o sapato

Segundo notícias que estudiosos do segmento fizerem, a certeza mais lógica é que o sapato surgiu na Mesopotâmia e no Egito 5 mil anos antes de Cristo. Eram sandálias feitas de fibras vegetais e couro, porém nem todo mundo podia usá-la. Obs: Estes produtos eram de uso exclusivo dos Soberanos, dos reinos envolvidos. Segundo relatos históricos, os egípcios davam muita importância para essas sandálias, os Soberanos Faraós tinham uma pessoa exclusiva para limpar e transportar essa sandálias de um lugar para o outro.

Nos dias de hoje, como funciona?

Hoje é diferente, qualquer pessoa tem acesso essas peças que se tornaram referência em todo o mundo, existem marcas famosas que produzem seus sapatos levando em consideração o estilo de cada pessoa.

O público que mais tem contato com os sapatos no mundo inteiro é o feminino, as mulheres têm fama de seres loucas por sapatos.

E não é por acaso que a maioria delas precisam de pelo menos um par só para trabalhar, um tênis para praticar suas atividades físicas, diferentes modelos de sandálias para sair à noite, várias opções de sapatilhas para o dia a dia, etc.

Porém, com tantos pares de sapatos disponíveis em casa, é comum que surjam dúvidas sobre como limpar cada um deles. Mas, este ato é totalmente necessário para que os diferentes tipos de calçados sejam conservados por mais tempo.

A limpeza adequada dos sapatos é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e fungos e é um dos principais fatores no combate a odores desagradáveis e as doenças ocasionadas pela transpiração dos pés, como micoses.

Nunca deixe de investir em um processo de limpeza adequado dos calçados, pois, mesmo a lavagem comum pode danificá-los, uma vez que as peças permanecem muito tempo úmidas.

Como limpar os sapatos à seco

Agora vamos pegar exemplo de alguns tipos de sapatos para mostrar a forma ideal de como fazer a limpeza, isso trará para você segurança e conforto na hora de usar seu sapato, além de aumentar a vida útil do seu bem.

Sapatos em couro

Esse tipo de sapato exige um cuidado especial, pois tudo deve ser feito de forma manual. Há a possibilidade de utilizar uma escova de dentes macia com sabão neutro diluído e uma toalha um pouco úmida. Você irá passar a escova pelo sapato e, logo em seguida, vai utilizar a toalha para retirar o excesso de sabão. Faça isso até mesmo dentro do sapato e depois passe um desodorizante. Para secar é necessário deixá-lo em um local arejado e longe dos raios solares. Quando ele estiver seco, basta passar um pouco de hidratante ou vaselina.

Sapatos em tecido

Os sapatos feitos de tecido pedem cuidados especiais. Para limpá-los será preciso uma escova de cabelo de bebê. Basta passá-la um pouco úmida em torno do tecido e, logo em seguida, passar o secador. É preciso fazer esse tipo de secagem, pois deixar o tecido molhado pode gerar certas manchas.

Agora que você entendeu como funciona a limpeza dos modelos de sapatos que nós apresentamos, segue as dicas e terás sucesso. Nunca deixe de limpar seus sapatos, além de aumentar a vida útil do seu pertence você estará se livrando de situações constrangedoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *